Uma bomba de insulina é um método de tratamento alternativo para pessoas portadoras de diabetes .
O Sistema de Infusão Contínua (SIC) de insulina substitui as injeções de insulina reduzindo para uma inserção de cânula/agulha a cada 03 dias.
O Sistema de Infusão Contínua de insulina fornece insulina para o corpo durante 24 horas por dia. Há também a possibilidade de ajustes de hiperglicemias e bolus alimentação, conforme a quantidade de alimentos e/ou carboidratos ingeridos. A liberação de insulinas parece mais com a dos não diabéticos e se ajusta conforme a necessidade da pessoa.
Sob os cuidados de um profissional de saúde, os usuários de Sistema de Infusão Contínua (SIC) de insulina podem realizar suas atividades diárias, como ir à escola, trabalhar, dormir e praticar esportes, com mais autonomia e melhor controle da doença.
O SIC de insulina é considerado, atualmente, como o tratamento mais evoluído disponível nos cuidados com o Diabetes e permite um dia-a-dia muito mais flexível e seguro.
A Sociedade Brasileira de Diabetes lista dez principais requisitos e indicações para utilização de bomba de insulina, que são:
1. Impossibilidade de normalização glicêmica com esquemas adequados de múltiplas injeções diárias de insulina.
2. Níveis de HbA1c acima da meta de 7%.
3. Ocorrência de fenômeno do alvorecer com glicemias de jejum acima de 140-160mg/dL
4. Ocorrência do fenômeno do entardecer.
5. Grande variabilidade e/ou grandes oscilações glicêmicas no dia-a-dia.
6. Ocorrência de hipoglicemias frequentes e severas.
7. Ocorrência de hipoglicemia assintomática.
8. Necessidade de maior flexibilidade no estilo de vida.
9. Portadora de diabetes grávida ou com intenção de engravidar.
10. Pacientes bem informados, devidamente motivados e emocionalmente capazes de aderir às rígidas demandas do uso da bomba de insulina

